Faltam

dias para a Festa da Penha

Romaria do Ciclistas é ampliada na programação da Festa da Penha

WhatsApp Image 2024-04-04 at 7.11.08 AM

A tradicional Romaria dos Ciclistas, que reuniu o ano passado mais de 7 mil romeiros que saem do bairro Cobilândia, em Vila Velha, até o Campinho do Convento da Penha, esse ano ganhou mais um novo percurso. Além da concentração na Praça Sebastião Cibien, em Cobilândia, às 8 horas, outra parte da Romaria sairá também do município de Vitória, com saída às 7 horas no Parque Atlântica, seguindo pela avenida Dante Michelini e passando pela pista da Terceira Ponte até o Parque da Prainha, onde os dois grupos se encontram para receberem uma benção.

O evento será na próxima segunda-feira (8), Dia da Padroeira do Espírito Santo. “Era um desejo antigo estender a Romaria dos Ciclistas para Vitória. Com a Ciclovia da Vida, vimos uma grande oportunidade e incentivo de sua realização, uma vez que favorece o retorno dos ciclistas à Vitória. Além de enriquecer a programação da Festa, atividades assim geram valores cristãos de fraternidade e a cultura do encontro, além de promover nossas cidades e maravilhar-se com nossas belezas naturais ao longo do trajeto”, destacou o padre Renato Criste, Cura da Catedral Metropolitana de Vitória, que participou das articulações.

Vale ressaltar que podem participar ciclistas de qualquer cidade, nessa grande manifestação de fé. Para saída de Vitória, a organização solicita que os ciclistas se inscrevam pelo link da Prefeitura de Vitória: (https://vivacidade.vitoria.es.gov.br/), preferencialmente até esta sexta-feira (5), às 15 horas, para melhor organização do percurso. Já para participar do roteiro em Vila Velha não será necessário fazer inscrição. Ainda para quem for fazer o trajeto saindo de Vitória, o município frisa que é importante lembrar que ele será realizado pela Ciclovia da Vida, sendo o acesso exclusivo para bicicletas. Portanto, motos elétricas, patinetes e skates não são permitidos no local.

Expectativa

E já tem ciclistas em Vitória animados em participar pela primeira vez da Romaria. É o caso do casal de ciclistas Murillo Nascentes e Michele Pereira, moradores da Capital. Eles pretendem atravessar os municípios junto com amigos. “Está alta a nossa expectativa pois será nossa primeira vez no pedal da Penha, isso está nos deixando muito entusiasmados.”, afirmou Murillo.

Em Vila Velha, o grupo também está animado. “A Romaria dos Ciclistas devotos de Nossa Senhora da Penha envolve a família, desde a criança ao idoso. Ela acontece em Vila Velha desde 2007. Era saída do Ibes, mas a partir de 2012 foi para Cobilândia e ao longo do percurso vai juntando vários grupos: de Araçás, Barra do Jucu, de Guarapari, de todo lugar até chegarmos na Prainha, onde recebemos a bênção dos freis. É um evento muito gratificante, que começou com 60 pessoas e hoje já são mais de 7 mil, e esse ano, com a novidade do grupo vindo de Jardim Camburi, que vai encontrar a gente lá na Prainha, vai ficar ainda mais bonita a Romaria. E viva Nossa Senhora da Penha!”, exclama Celeida Espicalsky, da Romaria dos Ciclistas, grupo Vila Velha.

A Festa da Penha começou no último domingo (31) e vai até a próxima segunda (8). Ela está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha.

Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e da Prefeitura de Cariacica, apoios da TV Gazeta, A Gazeta, Café 3 Corações e TVE. Copatrocínio da Unimed; Patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Atlântica Petróleo, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Shopping Vila Velha, Vale e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.

Pular para o conteúdo