Enquanto o corpo do papa Francisco chegava ao seu destino final, na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, o bispo da Diocese de São Mateus Dom Paulo Bosi Dal’Bó presidia mais uma missa no sétimo dia do oitavário da Festa da Penha 2025, no Campinho do Convento da Penha neste sábado (26). Fieis saíram do Norte do Estado na noite anterior para participar da romaria, que subiu as ladeiras do Convento, e culminou na Santa Missa.
Segundo Dom Paulo, a escolha do Papa em ser levado para esta basílica “é como se ele voltasse ao útero da Mãe, porém com uma diferença: desta vez para um novo nascimento. Não mais para esta vida, mas sim para a vida eterna”. E completou: “Jesus nos dá uma dica importantíssima para chegarmos à morada eterna: reconhecê-lo como caminho, verdade e vida”.
Francisco, na leitura de Dom Paulo, foi um homem sábio, guerreiro, com uma vida regada de humildade, sabedoria, de amor, de entrega a Jesus, e à Igreja, principalmente amor aos pobres, desprezados e oprimidos. “Um homem que encontra nos escombros das guerras, conflitos ramalhetes de paz e perdão”.
“Que as recordações que restaram na trajetória da vida do Papa Francisco, sejam uma fonte inspiradora de coragem. (…) Papa Francisco foi uma biblioteca viva na arte do saber, com sensibilidade apurada e humanidade encantadora. Um homem que mesmo em meio a guerras e conflitos exalava a paz, perseguido ou odiado por alguns, porém amado por muitos”, completou.
Na homilia, o bispo ainda lembrou que o Papa teve um pontificado difícil, até mesmo dentro da Cúria Romana. “Um Papa que pensava o mundo, dando maior importância à Justiça Social, ao ser humano e a suas escolhas ao direito internacional e contra a prepotência dos Poderosos. (…) Mesmo idoso, foi um Papa moderno, muito atualizado e de fácil acesso”, prosseguiu, desejando que o Papa descanse em paz, nos braços do Pai Maior, no jardim da eternidade.
A Festa da Penha 2025 é promovida pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha. A correalização é do Espírito Santo Convention Bureau e da Prefeitura Municipal de Vila Velha. O evento conta com o patrocínio da ArcelorMittal, Cesan, Banestes, Extrabom, Javé Construtora e LeCard. Também tem o copatrocínio da Unimed Vitória, Vale e Instituto Cultural Vale. O apoio é da TVE, TV Gazeta, A Gazeta e Café 3 Corações, além do apoio institucional das prefeituras da Serra, Cariacica e do Governo do Estado do Espírito Santo.