Até o Dia da Padroeira dos capixabas, próxima segunda-feira (8), o convite que é o tema da Festa da Penha 2024: “Ó Vem Conosco, Vem Caminhar” é levado ao pé da letra pelos fiéis que desejam homenagear Nossa Senhora das Alegrias. São mais de 10 romarias, com programação iniciada ontem pela Romaria dos Militares e que acontece durante os próximos três dias de festejos, incluindo as Romarias dos Homens, das Mulheres, das Pessoas com Deficiência, Conguistas e muito mais!
A Romaria dos Militares abriu a programação das romarias da Festa da Penha na tarde de ontem no Campinho do Convento e, neste sábado (6), pela manhã, são pessoas com deficiência, seus familiares, amigos e solidários à causa da inclusão que participam da festa. A Romaria das Pessoas com Deficiência começou 8 horas na Praça Duque de Caxias até a Igreja do Rosário, na Prainha, com Missa celebrada pelo padre Carlos Pinto Barbosa, às 9 horas.
Também às 9 horas acontece a Missa com a Romaria da Diocese de São Mateus, no Campinho do Convento. Mais de 35 ônibus e três vans foram confirmados na caravana vinda do município. A celebração é presidida pelo bispo da Diocese de São Mateus, Dom Paulo Bosi Dal’Bó.
Ainda neste sábado, às 10 horas, os Adolescentes saem do Parque da Prainha para sua Romaria, em direção ao Campinho do Convento, onde será celebrada Missa às 11 horas, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Dom Andherson Franklin.
À tarde, logo após o Momento Devocional, das 15 horas, será a Missa do 7º Dia do Oitavário da Festa da Penha, com romaria da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. A celebração será presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa e mais de 2,5 mil fiéis estarão presentes – são 45 ônibus e vários veículos particulares trazendo os grupos. Mas é à noite o momento mais aguardado, quando acontece a Romaria dos Homens, com saída da Catedral Metropolitana de Vitória às 19 horas, logo após a Missa de Envio presidida pelo bispo auxiliar de Vitória, Dom Andherson Franklin. A caminhada de 14 quilômetros termina no Parque da Prainha, quando acontece, às 23 horas, Missa de Encerramento da Romaria dos Homens com o arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos.
A programação das romarias continua no domingo (7), começando com a Remaria, com saída da Praia do Ribeiro, Praia da Costa, e chegada no Parque da Prainha. A bênção inicial, feita pelo frei Pedro Engel, será às 7h45. A Romaria da Diocese de Colatina, no Campinho, será às 9 horas, com missa presidida por Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo da Diocese de Colatina.
A Romaria das Mulheres será às 15 horas, com saída do Santuário de Vila Velha até o Parque da Prainha, onde terá a missa de encerramento com o arcebispo de Vitória Dom Dario Campos. Ao final da celebração, terá ainda show com o cantor católico Thiago Brado, com sua nova turnê “Clássicos da Igreja”.
E, na segunda-feira, dia 8, Dia de Nossa Senhora, terá a Romaria dos Conguistas, saindo do portão do Convento em direção ao Campinho às 8 horas. No mesmo horário os romeiros da Romaria dos Ciclistas estarão saindo da Praça Sebastião Cibien, em Cobilândia, Já o grupo que sai da Praia de Camburi, em Vitória, uma novidade desta edição da Festa, tem saída às 7 horas. Os dois grupos de ciclistas se encontram no Parque da Prainha para bênção final, encerrando a programação de romarias da Festa da Penha 2024.
A Festa da Penha é a principal festa religiosa do Espírito Santo e a 3ª maior festa mariana do Brasil. O evento tem 454 anos de tradição, e na edição de 2024 traz como tema: “Ó, vem conosco, vem caminhar”. A Festa começou no último domingo (31) e vai até a próxima segunda-feira (8). Está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha.
Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e da Prefeitura de Cariacica, apoio da TV Gazeta, A Gazeta, Café 3 Corações e TVE. Copatrocínio da Unimed; Patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Atlântica Petróleo, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Shopping Vila Velha, Vale e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.
2 respostas
É uma alegria a festa da penha que Deus abençoe todas as pessoas que perderam tudo só não perdeu a esperança de Deus.
Não poderei participar presencial por motivo de saúde estou acompanhando tudo pelas redes sociais que noss
Lindalva a Mãe Rainha da Paz das Alegrias da Saúde rogai por todos nós AMÉM 🙏