Faltam

dias para a Festa da Penha

4º Dia do Oitavário traz momentos que emocionam fiéis no Campinho do Convento da Penha

WhatsApp Image 2024-04-03 at 7.30.55 PM

Dois momentos, deste quarto dia do Oitavário da Penha, emocionaram os romeiros da Penha no Campinho do Convento: o momento em que os frades do Convento abençoaram os celulares dos fiéis e a homenagem a Nossa Senhora nos diversos títulos que lhe são atribuídos.

Frei Gabriel Dellandrea motivou a bênção lembrando que o celular deve ser usado para o bem e alertou sobre o cuidado de não espalhar ‘fake news’ (notícias falsas). Após a oração conduzida pela fraternidade franciscana, entraram em ação os fiéis da Área Pastoral Benevente que animaram a missa.

Presidiu a missa pe. Diego Carvalho e concelebraram outros padres que atuam na Área Pastoral Benevente.
Dezessete crianças da catequese da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari, entraram com suas mães para homenagearem os diversos títulos de Nossa Senhora. As mães carregavam placas com o título representado. Ao final coroaram a criança que representou Nossa Senhora da Penha. Durante a homenagem foram executados os cantos: Maria de Nazaré, Senhora Rainha e Todas as Nossas Senhoras, interpretados pelo coral da paróquia São José.

Os fiéis acompanharam e se expressaram cantando, rezando e se emocionando com a apresentação.
Pe. Diego, durante a homilia, mencionou o tema do dia “Luta por um mundo novo de unidade e paz” e disse: “Jesus nos trouxe aqui e nos coloca aos pés de Maria. Ela nos ensina que precisamos nos levantar e entrar em movimento para construir um mundo de justiça, unidade e paz. Quando estamos prostrados devemos pedir a Deus a graça de nos levantarmos e seguirmos proclamando o tempo de Deus  o tempo da graça, o tempo da salvação. Nós somos discípulos daquele que venceu. Devemos dizer: em nome de Jesus eu quero me levantar. Os discípulos do ressuscitado olham para a frente com esperança. E nos momentos de dificuldade digamos como os discípulos de Emaús: fica conosco, Senhor”.

A Festa da Penha começou no último domingo (31) e vai até dia 8 de abril. Ela está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha.

Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e da Prefeitura de Cariacica, apoios da TV Gazeta, A Gazeta, Café 3 Corações e TVE. Copatrocínio da Unimed; Patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Atlântica Petróleo, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Shopping Vila Velha, Vale e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo