Não se calem, anunciem Jesus, pediu o Bispo-Auxiliar de Vitória, Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, na Missa de Envio da Romaria dos Homens, celebrada na noite deste sábado (6) na Catedral de Vitória. A celebração eucaristica marca o início da mais tradicional romaria da Festa da Penha, que este ano chega à 454ª edição com o tema “Ó, vem conosco, vem caminhar”.
A romaria inicia na catedral, em Vitória. Segue por 14 km até a Prainha, em Vila Velha, onde uma missa encerra a jornada de cerca quatro horas. Nessa jornada, sugeriu Dom Andherson, é preciso fazer mais que caminhar. Acima de tudo, é preciso anunciar a boa nova: Jesus ressuscitou e nós ressuscitamos com Ele. “A Virgem caminha conosco e, com ela, queremos seguir o seu filho Jesus Cristo”, disse o religioso.
Dom Andherson salientou que a Romaria dos Homens é realizada em homenagem à Nossa Senhora da Penha, uma das muitas denominações da Virgem Maria. Quando recorremos a ela, entretanto, devemos lembrar que a Virgem sempre aponta para seu filho Jesus e diz: fazei tudo o que Ele disser.
“Nós somos hoje aqueles e aquelas a quem o Senhor confiou o mandato missionário”, destacou. Pediu que, a partir do envio na Catedral, de pessoas que vieram de diversos lugares, que todos digam: “Não podemos nos calar”, e anunciem o Cristo ressuscitado durante a romaria e após ela, em suas vidas. Caminhar e anunciar a importância dos valores cristãos, da caridade, da solidariedade e da compaixão.
A Missa de Envio contou com as presenças do governador Renato Casagrande (PSB), dos prefeitos de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) e de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), além de secretários de Estado, entre outras autoridades.
As Romarias
O tema deste 7º Dia do Oitavário foi “Maria, caminha conosco em romaria!”. A primeira deste sábado foi a Romaria das Pessoas com Deficiência, com saída da Praça Duque de Caxias até a Igreja do Rosário, na Prainha. Às 10 horas foi realizada a Romaria dos Adolescentes e, por fim, a tão aguardada Romaria dos Homens.
A Romaria dos Homens
É considerada a maior romaria de homens do Brasil. A primeira edição foi em 1955, por decisão do então Bispo do Espírito Santo, Dom José Joaquim Gonçalves. A intenção era incentivar os homens a participar dos festejos. Três anos depois, o então arcebispo de Vitória, Dom João Batista da Mota e Albuquerque, mudou o trajeto da romaria, que passou a ter 14 km, e transferiu para a noite.
Apesar do nome, todos os que quiserem podem participar. Atualmente, famílias inteiras participam (até com bebês em carrinhos), motivo pelo qual vem sendo chamada também de “Romaria das Famílias”. A imagem de Nossa Senhora da Penha vai à frente. Nos primeiros anos, o andor era carregado pelos fiéis. Nos anos 1970 surgiu o “Penhamóvel”, uma estrutura dotada de rodas onde a imagem rodeada de flores é colocada.
Até 2002, os romeiros subiam até o Convento da Penha, e a imagem de Nossa Senhora era levada até o altar. A partir de 2002, a missa de encerramento passou a acontecer na Prainha de Vila Velha, como é até hoje. Houve um tempo em que as mulheres podiam acompanhar a procissão, mas somente os homens podiam subir até o convento para participar da missa. O costume entrou em desuso a partir da intervenção de Dom João Batista da Mota e Albuquerque, que pedia mais respeito às mulheres.
Em 69 anos, a romaria deixou de ser realizada três vezes. A pandemia impediu a realização da Romaria dos Homens em 2020 e 2021.
A Festa da Penha
A Festa da Penha é a principal festa religiosa do Espírito Santo e a 3ª maior festa mariana do Brasil. O evento tem 454 anos de tradição, e na edição de 2024 traz como tema: “Ó, vem conosco, vem caminhar”. A Festa começou no último domingo (31) e vai até a próxima segunda-feira (8). Está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha.
Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e da Prefeitura de Cariacica, apoio da TV Gazeta, A Gazeta, Café 3 Corações e TVE. Copatrocínio da Unimed; Patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Atlântica Petróleo, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Shopping Vila Velha, Vale e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.