Faltam

dias para a Festa da Penha

5º Dia do Oitavário da Festa da Penha: Eucaristia dirige orações para sofredores das guerras no mundo, nas cidades e dentro dos seus próprios corações

WhatsApp Image 2024-04-04 at 17.58.40

A paz e o desejo pelo fim das diversas guerras foram o tema da Missa do 5º Dia do Oitavário em preparação ao Dia da Padroeira dos Capixabas, realizada nesta quinta-feira (4) no Campinho do Convento da Penha. O responsável pela Homilia foi o padre Pedro Camilo, da Paróquia São Pedro Apóstolo, com animação da Área Pastoral Serra/Fundão.

O pároco iniciou sua reflexão com a saudação que Jesus feita aos seus discípulos: “A paz do Senhor esteja sempre convosco”. Dessa forma, segundo o padre, Jesus expressava aquilo que Ele traz para o mundo. Jesus traz a paz e, olhando para o ressuscitado, sentimos essa paz ao mesmo tempo que vamos no mundo tantas guerras. Guerras fora do nosso País, como as atuais do Oriente Médio e também Leste Europeu.

“Para lá se dirigem as nossas preces nessa Eucaristia, para pessoas que estão sendo vítimas de guerra que elas nem fizeram, que outros fizeram. Mas vemos também guerras que acontecem perto de nós, nas nossas cidades, bairros. Quantas guerras são travadas por conta das drogas? Quantas guerras são travadas nas nossas periferias, onde vemos jovens pretos numa idade de 15 a 30 anos perdendo a vida por conta da violência urbana? Para lá também dirigimos as nossas orações. Quantas mães perderam seus filhos assim”, questionou.

As orações da Eucaristia também foram direcionadas a população do Sul que perderam suas casas e familiares depois das fortes chuvas no fim de março, que buscam se reorganizar novamente. “Elas precisam de paz. Mas também precisamos pensar nas guerras próximas de nós, que nascem em nossos corações. Pequenas guerras que travamos com nós mesmos, no trânsito, quando não somos gentis, quando não tratamos as pessoas com ternura”, disse.

E continuou: “Essas são pequenas guerras que começam dentro de nós. Precisamos olhar para Jesus Ressuscitado e saber que Nele mora a nossa paz. E é necessário deixarmos que Ele abra nosso entendimento para isso, pois é Jesus quem nos abre esse mistério, Peçamos nessa Eucaristia que Ele mesmo nos dê esse entendimento. A crença gera a alegria, mas crença não é a alegria, ela é compromisso de conversão até o final das nossas vidas”, reforçou o padre durante a Homilia. A celebração foi presidida pelo padre Rafael Martins, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
O momento Devocional do Oitavário, antes da Missa, também foi emocionante. Os freis abençoaram objetos levados pelos fiéis que remetessem ao seu trabalho, como forma de estender as bênçãos ao ofício de cada um. Nesta sexta-feira (5), a bênção será nos terços dos fiéis.

Para finalizar com chave de ouro a programação da quinta-feira (4), a partir das 19h30 foi a vez da cantora Ziza Fernandes e o padre Anderson Gomes cantarem e encantarem o público presente no Campinho. Ziza, de forma leve e divertida e com sua voz suave, evangelizou e inspirou o público junto com padre Anderson.
A Festa da Penha começou no último domingo (31) e vai até a próxima segunda (8). Ela está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha.

Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e da Prefeitura de Cariacica, apoios da TV Gazeta, A Gazeta, Café 3 Corações e TVE. Copatrocínio da Unimed; Patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Atlântica Petróleo, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Shopping Vila Velha, Vale e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo