Faltam

dias para a Festa da Penha

O ressuscitado nos alivia nos momentos mais dramáticos, diz vigário Provincial na 1ª Missa do Oitavário da Festa da Penha

Design sem nome (1)

“Nunca estamos sós e é o Ressuscitado quem nos alivia nos momentos mais dramáticos”, essa foi a mensagem do Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição, frei Gustavo Medella, que presidiu a Missa do 1º dia do Oitavário em Preparação ao Dia de Nossa Senhora da Penha, que será celebrado dia 8 de abril.
Para o Campinho do Convento da Penha lotado na tarde deste Domingo de Páscoa (31), e também para público que acompanhou pelas redes sociais e transmissão ao vivo pelas redes sociais e TVs, ele lembrou os atingidos pelas chuvas no Sul do Estado nos últimos dias e destacou que nunca estamos sozinhos.

“Faça o teste, dentre as lembranças da sua vida, as mais importantes, os fatos mais decisivos da sua história, qual deles você não lembra de uma ou mais pessoas? Porque nunca estamos sozinhos, como a jovem Elivanda de Souza Brandão, 18 anos, de Mimoso do Sul, grávida de oito meses, quando uma geladeira vazia foi quase uma Arca de Noé, salvando ela o seu bebê do alagamento. Ela não estava sozinha, Nosso Senhor a conduziu nas mãos do seu esposo, Rulian Dias, que foi rápido no improviso. O mesmo jovem que ajudou seu vizinho acamado. Sinal de ressurreição!”, disse o frade, manifestando solidariedade e prece a todas as pessoas do Sul do Estado.

Na Missa, que teve animação da área pastoral de Vila Velha, Medella lembrou que o tema da Festa da Penha esse ano: ‘Ó Vem Conosco, Vem Caminhar’ é um convite e ao mesmo tempo uma certeza. “Convidamos porque sabemos que Nossa Senhora já veio na frente, conosco Ela está em marcha, em movimento. Movimento que permitiu o filho de Deus vencer a dureza do sepulcro de pedra, para Jesus ressuscitar, que fez Maria Madalena levantar muito cedo quando lhe restava apenas cuidar do sepulcro Daquele a quem ela seguia. O Senhor está vivo, Ele ressuscitou!”, exclamou.

O Vigário chegou a cantar a música “Tocando em Frente”, composta por Almir Sater, que diz “Ando devagar porque já tive pressa”, e destacou: “Na sociedade da pressa, como ficam as pessoas que andam mais devagar, as pessoas mais idosas, com deficiência? Nossa caminhada não é uma disputa. Se todos não seguem juntos, não haverá vencedor. É o caminho da inclusão que precisamos! O melhor é todo mundo ganhar junto. Nossa Senhora da Paz, rogai por nós”, clamou.

A Festa da Penha começou neste domingo de Páscoa, 31, e vai até dia 8 de abril. Ela está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha.

Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e da Prefeitura de Cariacica, apoios da TV Gazeta, A Gazeta, Café 3 Corações e TVE. Copatrocínio da Unimed; Patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Atlântica Petróleo, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Shopping Vila Velha, Vale e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo