Pouco antes da 1ª Missa do Oitavário em preparação ao dia de homenagens à Nossa Senhora da Penha, neste domingo de Páscoa (31), a imagem da Mãe das Alegrias, carregada por fiéis, chegou por volta das 15 horas abrindo o momento Devocional, cercada de flores amarelas e acompanhada do standart de Frei Pedro Palácios, precursor da Festa da Penha há 454 anos.
Durante cada dia do Oitavário, durante o Devocional, um objeto em especial do público presente será abençoado. Neste domingo (31), foi a vez das chaves das casas e dos carros dos fiéis. Nesta segunda-feira (1), serão fotos de familiares na terça-feira (2), bênção de garrafas de água; na quarta-feira (3) celulares e aparelhos eletrônicos; na quinta-feira (4) carteira de trabalho ou outro objeto relacionado ao trabalho de cada fiel; na sexta-feira (5) bênção dos terços; sábado (6) bênção das velas para serem usadas nas romarias; e domingo (7), último dia do Oitavário, flores levadas por fiéis na Romaria das Mulheres.
Em sua fala no Devocional, frei Djalmo Fuck, guardião do Convento da Penha, e também aniversariante do dia, também lembrou os atingidos pelas fortes chuvas no Sul do Estado. “Somos solidários, como nos lembra Atos dos Apóstolos, trago na memória as cidades do Sul do Espírito Santo e em especial ao município de Mimoso do Sul. Quando vemos nossa comunidade, as instituições, nossa gente, vemos solidariedade. E na Festa da Penha queremos ser solidários e fraternos, estando em oração pelos nossos irmãos”, destacou.
Programação noturna
Logo após a 1ª Missa do Oitavário, diversos artistas feras da música fazem um espetáculo para embalar e encantar toda a família. É o Concerto da Penha, formado por 16 músicos que apresentam um repertório variado no Campinho do Convento da Penha.
O Concerto da Penha é formado pelo maestro Sanny Souza; os solistas Adalgisa Rosa, Licio Bruno, Max Petronio e Samuel Barbosa; e backing vocals Luana Shaeffer, Sara Liquer, Abner Hubner e Carlos Kelert. Entre as músicas do repertório, estão Oração de São Francisco, o hino Sonda-me, My Way – sucesso de Frank Sinatra e muitos outros. As atrações noturnas continuam durante a semana.
Entre segunda-feira, dia 1º, a quinta-feira, dia 4, as apresentações acontecem às 19h30, no Campinho do Convento: Espetáculo as 7 Alegrias de Maria; Padre Diego Carvalho e Suely Façanha; Padre Joãozinho e orquestra de violões Cordas & Acordes; e Ziza Fernandes e Padre Anderson Gomes estão entre as atrações. Também às 19h30, mas dessa vez no Parque da Prainha, na sexta-feira, dia 5, será a vez das Mães Que Oram Pelos Filhos com Eliana Ribeiro, cantora capixaba evangelizadora de renome nacional, que fará uma participação também na Vigília da Juventude, domingo, dia 7.
A Festa da Penha começou neste domingo de Páscoa, 31, e vai até dia 8 de abril. Ela está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha.
Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e da Prefeitura de Cariacica, apoios da TV Gazeta, A Gazeta, Café 3 Corações e TVE. Copatrocínio da Unimed; Patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Atlântica Petróleo, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Shopping Vila Velha, Vale e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.
Uma resposta
Gostaria de servir como Ministra Extraordinário da Sagrada Comunhão , não tive tempo de me inscrever no link de cadastro. Sempre sirvo na Festa da Penha só levo minha veste e carteirinha. Estou com medo de não conseguir servir esse ano devido esse cadastro. Como faço agora? Da minha Paróquia eu e mais 3 ministros.